Remédio para emagrecer – isso funciona?

Hoje em dia, é muito comum ver as pessoas cada vez mais preocupadas com a sua forma física. Todos querem chegar ao corpo perfeito, principalmente aqueles que estão acima do peso ideal, e, por esse motivo, recorrem a tratamentos ditos "milagrosos" que, muitas das vezes, não adiantam de nada - na verdade podem até prejudicar nossa saúde. Saiba mais nesse artigo!
12 / 12 / 2019 | Por: Dr Álvaro Afonso

Remédio para emagrecer: esse elemento tem ganhado mais e mais espaço entre as pessoas que desejam chegar ao corpo perfeito na velocidade da luz. Além disso, a mídia tem sido uma grande influenciadora, através de pessoas com grande número de seguidores, que indicam os tais produtos milagrosos, sem nem possuírem conhecimento ou especialização na área da saúde. O que nos perguntamos sempre é: esses medicamentos funcionam? Quais são os riscos que eles podem oferecer à nossa saúde? Vejamos!

Como os remédios para emagrecer funcionam?
Existem diversos tipos de medicamentos que prometem o emagrecimento, o corpo perfeito de maneira rápida e eficaz. Há aqueles que atuam diminuindo a absorção de gorduras, outros que funcionam inibindo o apetite e aumentando a sensação de saciedade. Porém, esses medicamentos podem apresentar vários malefícios à saúde se forem utilizados de maneira irresponsável, sem a recomendação médica.

Quais são os riscos que esses medicamentos podem oferecer à nossa saúde?
É fato que no Brasil temos a cultura da automedicação, contudo, devemos ter em mente que é necessário um conhecimento prévio para a administração de qualquer remédio, e com os medicamentos para emagrecer não ocorre de maneira diferente. O uso desses remédios de maneira incorreta e sem recomendação médica pode acarretar em problemas de pressão arterial, alterações de comportamento, alucinações, palpitações e dores de cabeça.
É interessante lembrar que os remédios para emagrecer são indicados somente para pessoas obesas. Além disso, o mais importante é a mudança de hábitos, de nada adianta recorrer aos medicamentos e não manter uma rotina saudável. Para que a perda de peso realmente aconteça, é necessário adotar algumas medidas, como:

– Se alimentar bem, consumir frutas, verduras, legumes e bons carboidratos;
– Evitar açúcares e alimentos industrializados;
– Praticar atividades físicas com regularidade, pelo menos 3 vezes na semana;
– Procurar ter um sono regular, pois isso influencia diretamente na perda de peso;
– Evitar o estresse ao máximo. Problemas como a ansiedade fazem com que nosso corpo produza mais gordura, como uma proteção aos momentos de tensão;

Tenha sempre em mente que nenhum medicamento é milagroso e que devemos cuidar da nossa saúde para alcançar a qualidade de vida e a longevidade. Hábitos saudáveis são o verdadeiro remédio.