Quando fazer check-up de saúde?

O check-up médico ou de saúde é um procedimento importante na vida de todos os seres humanos. É a partir dele que podemos identificar e até mesmo prevenir doenças. Mas quando deve ser feito? Saiba mais neste artigo!
30 / 09 / 2019 | Por: Dr Álvaro Afonso

 

Atualmente, vivemos uma rotina muito corrida, com compromissos de trabalho, afazeres de casa, estudos, filhos, vida social… Porém muitas vezes esquecemos de cuidar da nossa saúde e só buscamos ajuda médica quando estamos doentes. Cuidar da saúde não quer dizer somente praticar atividades físicas e se alimentar bem – apesar disso ser extremamente importante. Cuidar da saúde é, também, consultar-se periodicamente com seus médicos e realizar um check-up de saúde. Mas o que é esse check-up de saúde?
Check-up médico: o que é?
O check-up médico ou de saúde consiste na realização periódica de exames com o acompanhamento de um médico a fim de acompanhar o estado de saúde do paciente, prevenir e diagnosticar possíveis problemas, inclusive doenças hereditárias. Esse check-up é importante, pois existem doenças que são assintomáticas, ou seja, não se manifestam em forma de sintomas perceptíveis, então, somente um exame pode detectá-la. Além disso, tais exames nos dão consciência de fatores de riscos que podemos apresentar para certas enfermidades.
Quando devo fazer o meu check-up de saúde?
Muitos relacionam o check-up médico periódico a idades mais avançadas, pois acreditamos que, se o corpo é jovem, funciona perfeitamente. Contudo, esses exames preventivos devem começar a ser realizados desde que somos muito pequenos. É imprescindível que os responsáveis levem seus filhos regularmente ao pediatra, para checar se o desenvolvimento está acontecendo corretamente.
Essa prática deve continuar na idade adulta. Recomenda-se que o check-up de saúde deve ser realizado, em adultos saudáveis, entre 20 e 40 anos, sem manifestações de doenças, a cada dois anos, sem deixar passar mais tempo. Em adultos com doenças crônicas ou que apresentam fatores de risco para certas doenças, o recomendado é que a visita ao consultório médico e a realização de exames de checagem seja mais freqüente, entre 6 meses e um ano, no máximo. Mesmo em adultos saudáveis, a partir dos 40 anos, o check-up anual deve ser adotado, com a realização de exames mais específicos tanto para os homens quanto para as mulheres, como por exemplo a mamografia.
Que exames devo realizar no check-up de saúde?
Existe uma série de exames básicos que devemos realizar periodicamente, que são solicitados pelo médico para verificar o funcionamento do nosso organismo de uma forma geral. Os principais são:
Hemograma completo;
Glicemia;
Fezes e urina;
Colesterol;
Ácido úrico, ureia e creatinina;
TSH e T4 livre;
Triglicerídeos;
Pressão arterial;
Exames ginecológicos para mulheres a partir da adolescência, como o Papanicolau;
PCR;
Lembrando que esses são os exames básicos, mas ainda existem outros que devem ser solicitados de acordo com a necessidade, que será avaliada pelo médico, ou de acordo com a idade do paciente, como ecocardiograma, exames de próstata (obrigatório para homens a partir de 40 anos).
O check-up médico deve ser prioridade em nossas vidas, não podemos deixar a saúde de lado. É importante que realizemos os exames e que haja o acompanhamento do médico, pois somente a realização não previne doenças, o profissional da saúde deve avaliar os resultados. Não deixe sua saúde de lado, procure logo o seu médico e faça seu check-up!