Por que engordamos?

Essa é, talvez, uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas. Todos desejam um corpo esbelto, mas muitos não conseguem perder peso tão facilmente, e, por isso, vivem se perguntando: por que engordamos? Neste artigo falaremos um pouco sobre algumas das mais variadas causas pelas quais isso ocorre. Saiba mais!
23 / 12 / 2019 | Por: Dr Álvaro Afonso

Estar acima do peso é motivo de preocupação, não só estética como também com relação à saúde. Porém, algumas pessoas possuem muita facilidade em adquirir gordura e dificuldade extrema em perdê-la. Para queimar esse excesso de peso, é necessário, antes, saber porque você está engordando, a fim de cortar o mal pela raiz.

Quais são as causas do excesso de peso?
O aumento de peso involuntário pode se dar por N motivos, desde má alimentação até problemas hormonais. Vejamos aqui quais são as principais causas de engordarmos:
• Consumo excessivo de carboidratos
Essa é, na verdade, a principal causa do aumento de peso. Hoje em dia é muito mais difícil manter uma rotina de alimentação saudável e balanceada. O tempo é curto e a oferta de alimentos ricos em açúcares e carboidratos é infinita. Portanto, é interessante controlar o consumo desses alimentos – como pão branco e doces, por exemplo – e trocá-los por outros low carb.

• Falta de exercício físico
Não querer ganhar peso e ser sedentário são coisas opostas. Quem deseja emagrecer ou até mesmo manter o peso precisa praticar exercícios físicos pelos menos 3 vezes na semana. A atividade faz com que o metabolismo funcione corretamente, queimando as calorias que ingerimos.

• Estresse
Sempre falamos sobre como o estresse influencia no ganho de peso. A gordura funciona como uma “barreira antidepressiva e antiestresse”, por isso, quanto mais estressados estamos, mais difícil será a perda de peso.

• Problemas hormonais
Existem muitas pessoas que seguem tudo o que dissemos acima. Mantém uma alimentação saudável, procuram diminuir o estresse e praticar exercícios físicos, mas, mesmo assim, continuam ganhando peso. Isso acontece geralmente por disfunções hormonais, como o hipotireoidismo ou pelo desequilíbrio dos níveis de insulina no sangue. Por isso, é muito importante estar sempre em dia com seus exames, pois problemas hormonais precisam de tratamento imediato.

A partir disso, podemos perceber que o principal motivo, de maneira geral, pelo qual engordamos é a falta de bons hábitos na rotina. É, sim, mais difícil manter uma alimentação saudável e conseguir praticar atividade física com regularidade nos dias de hoje, com a nossa rotina corrida. Contudo, esse é o segredo para que o corpo funcione bem, evitando consequências desagradáveis. Cuide da sua saúde!