Ovo: o santo alimento

O ovo é um alimento muito comum na rotina do brasileiro, costuma ser consumido principalmente durante o café da manhã. É de conhecimento geral que esse alimento traz diversos benefícios à nossa saúde. Mas você sabe quais são eles? Saiba mais!
25 / 09 / 2019 | Por: Dr Álvaro Afonso

 

O ovo é considerado um alimento essencial na vida de qualquer pessoa, ele deve fazer parte da nossa rotina alimentar, pois apresenta benefícios em diversos âmbitos. Ele é composto por duas partes, a parte transparente, que chamamos de “clara”, mas que, na verdade, chama-se albumina, e a parte amarela, que chamamos de gema. Cada uma delas tem seu papel na saúde. Vejamos quais são seus benefícios.
Os benefícios do ovo
Não é à toa que os médicos e nutricionistas chamam o ovo de “santo alimento”. Como já falamos, o ovo traz inúmeros benefícios a quem o consome regularmente. É um dos alimentos mais nutritivos, rico em proteínas, antioxidantes e vitaminas importantíssimas para o organismo, como a vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina D (sendo um dos únicos que a contém em forma natural), vitamina E, vitamina K, além de ácido fólico, ferro, zinco, fósforo, cálcio e ômega-3. De fato, é um santo alimento!
É recomendado que sejam consumidos de 3 a 7 ovos por semana para obter benefícios significativos. O consumo é válido em qualquer uma de suas formas, seja cozido, frito (preferencialmente em óleos com menor teor de gordura), mexido… Tanto faz! O importante é comer. A partir disso, listamos alguns dos principais benefícios do ovo para o nosso corpo.
Ajuda no crescimento, no desenvolvimento e no metabolismo, por ser um alimento rico em proteínas e vitaminas essenciais, auxiliando na criação e regeneração de células de todo o corpo.
Aumenta a capacidade cerebral, por apresentar consideráveis quantidades de colina, um importante nutriente.
Fortalece os músculos e os ossos, por isso é muito importante que o ovo esteja presente na dieta de todos, principalmente na de pessoas que praticam exercícios físicos.
Ajuda no processo de emagrecimento, porque, após seu consumo, o indivíduo tende a se sentir saciado, sem precisar comer mais.
Mantém a saúde do coração, já que ajudam a aumentar o bom colesterol, o HDL, diminuindo os níveis de LDL e, assim, evitando problemas como acidentes vasculares, ataques cardíacos e coágulos sanguíneos.
Auxilia na saúde dos olhos, por ser rico em elementos importantes para a visão, como a vitamina A, a zeaxantina e a luteína, evitando o aumento de problemas como a miopia e a catarata.
Previne e combate a anemia, porque é um alimento que possui altas taxas de ferro, aumentando o desempenho da hemoglobina.

Porém, apesar de o ovo apresentar essa quantidade de benefícios, é importante que o alimento seja consumido com cautela por indivíduos que possuem doenças ou distúrbios como a diabetes tipo II, por ser um alimento que também possui taxas significativas de colesterol. Portanto, é interessante que busque seu médico e seu nutricionista para saber qual a melhor dieta para você, para ter consciência dos benefícios que ovo pode te trazer e qual a melhor maneira de consumi-lo. Não deixe de agendar a sua consulta!