Hormônio do amor existe?

Quem foi que disse que não há explicação para o amor? A ciência comprova que um hormônio é o responsável por estimular nossas sensações amorosas. O melhor de tudo é que existem formas simples de estimular esses momentos. Quer saber mais? O Dr. Álvaro Afonso explica tudo sobre esse hormônio aqui.
11 / 06 / 2019 | Por: Dr Álvaro Afonso

Você sabia que existe uma explicação científica para o amor?

Na verdade esse sentimento tão intenso está relacionado com a produção de um único hormônio, a ocitocina.

Apenas ele, é capaz de estimular algumas sensações e reações físicas típicas de quando sentimos amor.

Por se tratar de uma reação biológica você pode aprender a como estimulá-la de acordo com a sua vontade.

Interessante, não é?

É justamente sobre esse hormônio do amor que o Dr. Álvaro Afonso irá explicar nesse artigo. No final da leitura, você ainda poderá conferir dicas práticas de como liberar o hormônio do amor no seu dia a dia. Confira:

Hormônio do amor existe?

Diferente do que você pode imaginar o amor está mais relacionado com o seu cérebro do que com o seu coração.

Isso porque, o famoso hormônio do amor, também conhecido como ocitocina, é liberado pelo seu cérebro. Precisamente, ele é produzido pelo hipotálamo e armazenado na neurohipófise.

Assim, quando recebemos estímulos de carinho, por exemplo, a ocitocina modula o nosso sistema nervoso e nos faz sentir sensações de amor e prazer.

Benefícios da ocitocina

Quando o seu organismo começa a liberar ocitocina, você não sente apenas mais amorosidade e prazer. Pelo contrário, o hormônio do amor também estimula uma série de comportamentos diferentes.  Confira abaixo os principais deles:

Estimula o sentimento de generosidade

O hormônio do amor consegue despertar a generosidade e altruísmo nas pessoas. Esse sentimento não se limita apenas ao círculo familiar ou de amigos, mas em relação aos demais indivíduos da sociedade.

Ajuda no parto

A ocitocina também auxilia no trabalho de parto, no qual estimula as contrações uterinas antes do nascimento e inclusive após o parto. Ademais, também foi comprovado que o hormônio do amor é o responsável por estimular a liberação do leite materno.

Melhora as relações sexuais

Estudos comprovam que o hormônio do amor pode influenciar diretamente na melhora das relações sexuais. Esse efeito pode surgir durante o ato, no qual há a liberação de sensações de prazer e bem-estar.

Reduz o estresse

O hormônio do amor também consegue reduzir o cortisol e melhorar o ânimo. Isso faz com que você enxergue a vida de uma maneira mais leve e feliz.

Sem dúvida, com esse comportamento é possível atrair mais pessoas ao seu redor. Dispostas a compartilhar sentimentos de amor e empatia com você e com os demais.

Como estimular o hormônio do amor?

Agora que você já sabe que o hormônio do amor existe e os inúmeros benefícios que ele pode proporcionar para sua vida, o que acha de estimulá-lo?

A boa notícia é que existem uma série de ações que podem elevar o seu nível de ocitocina de maneira instantânea e de maneira natural. Veja abaixo as nossas dicas de como estimular o amor na sua vida:

Abraçar

Os abraços, os beijos e o contato físico são uma das melhores formas de estimular a produção de ocitocina. As massagens e aulas de yoga são excelentes alternativas de contato físico que fazem você se sentir bem e com mais amorosidade.

Brincar com os pets

Outra maneira para estimular o hormônio do amor é brincando com os pets. Afinal, não há sensação melhor do que receber carinho deles e aproveitar momentos prazerosos e divertidos com eles.

Ouvir música

Ouvir música ou simplesmente começar a cantar é um método infalível para aumentar as sensações amorosas. A dica aqui é que você se concentre na sua canção favorita e nas emoções que ela provoca.

Como pode perceber, o hormônio do amor existe e pode ser estimulado na sua rotina diária. Para tanto, basta colocar em prática as nossas dicas simples e aproveitar todos os benefícios que ela pode proporcionar para a sua vida.

Os resultados serão surpreendentes, pois além de se sentir mais relaxado e feliz mais pessoas irão se aproximar de você.